quinta-feira, 6 de março de 2014

A História da cultura da tatuagem.


Tatuagens são mais populares do que nunca, no entanto, a história da tatuagem é rica e diversificada, em quase todos os continentes, tendo culturas que praticam a tatuagem. Missionários cristãos praticamente erradicaram de todo o mundo a tatuagem por conversão religiosa ou por coerção abusiva. Nos Estados Unidos, a tatuagem passou por períodos de extrema popularidade e de extrema estigmatização, com tatuagem atualmente se beneficiando de níveis sem precedentes de popularidade. Enquanto o retrato de mídia da tatuagem tem mudado muito ao longo dos últimos dez a quinze anos, ainda existem muitas pessoas que não gostam de tatuagem (mas talvez isso seja uma coisa boa). Tatuagem cria uma comunidade entre os indivíduos tatuados, todos os que partilham o vínculo e a experiência de fazer uma tatuagem.
Tatuagem, em um momento ou outro, poderia ser encontrado em todos os cantos da Terra. Os povos indígenas de quase todos os continentes se tatuam entre si, alguns ainda o fazem. Os europeus, em sua maior parte, quebraram esta rica tradição de arte viva para todo o planeta. Quando os missionários foram para terras distantes para "civilizar" os povos nativos, a tatuagem era considerada uma prática bárbara semelhante ao canibalismo e sacrifício humano. Grande parte da história da tatuagem foi perdida ao longo dos anos - tribos que pacificamente se converteram ao cristianismo geralmente eliminavam progressivamente essa prática, ou a violência excessiva e doença destruíam completamente tribos e culturas inteiras, e com ele, uma rica história de tatuagem.
Charles Darwin foi um dos primeiros a testemunhar em primeira mão como, por muitas culturas, as tatuagens eram parte de uma hierarquia social complexa; tatuagens geralmente significava uma de três coisas: sinais de estado, prêmios por bravura no campo de batalha, ou um método para atrair o sexo oposto. Quando os primeiro missionários foram para o Pacífico Sul, trouxeram com eles marinheiros que ficaram fascinados com a tatuagem nativa. Os marinheiros, em seguida, foram para casa com essas tatuagens e propagaram pelos portos e para as regiões mais pobres das cidades. Durante a Revolução Industrial, quando mais e mais pessoas foram atraídas para a cidade, muitos descobriram que a vida da cidade estava cheio de "concorrência urbana, o anonimato e a solidão." Tatuagens tornaram-se uma forma acessível para criar conexões com as pessoas que estavam em situações semelhantes, um dos primeiros exemplos de uma moderna comunidade de tatuados no ocidente.

Mas há muito mais história da tatuagem, e essa rica história começou muito antes dos europeus enviarem missionários a todos os cantos do mundo. É geralmente acordado que a descoberta de tatuagens por muitas culturas é acidental - geralmente esfregando uma erva de cura em uma ferida, resultando em uma cicatriz colorido permanentemente. Muitas culturas têm suas próprias histórias sobre as origens da tatuagem, no entanto, o método de aplicação de uma tatuagem, tocando uma agulha em uma vara com um martelo, era a mesma em todo o mundo até o final do século 19, com a invenção da máquina de tatuagem elétrica.


MARTES TATOO,
preservando a cultura da tatoo em Currais Novos/RN Brasil



Tatuador Marcos Alexandre - Na contracultura da Tatoo.





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ::. A tatuagem sempre fará parte da cultura marginalizada de nossa sociedade. Apesar da mídia divulgá-la por meio de suas celebridades tatuadas, essa "mídia" desconhece a verdadeira tradição milenar dessa arte. Parabéns ao pessoal da Back Side Team, pelo espaço de divulgação voltado pra o estilo underground! ~ Um beijo todo especial pra minha amiga Aninha, essa gata que é uma fera no Jiu-Jitsu! .::

    ResponderExcluir